Você pode estar se perguntando qual é a importância de criar a persona de sua marca?
O relacionamento com clientes de forma humanizada não é uma mera opção, mas é essencial para encurtar distâncias, fortalecer e estreitar laços, mantendo uma comunicação segura e transparente.
É muito mais fácil se comunicar e agradar quando você se identifica e já conhece alguém.
O objetivo é mostrar um pouco sobre quem é sua marca, o que ela defende, quais são suas dores, necessidades diárias e algumas experiências.
A persona da marca pretende passar um valor mais pessoal na sua forma de comunicação. Em suma, criar uma persona de marca é descrever e deixar documentada a linguagem caracterizada pelo tom da fala, tendo uma voz da marca.
Para criar a persona de sua marca, você poderá utilizar ao menos quatro passos essenciais, veja abaixo:
Pilar da marca
Neste passo o caminho é buscar palavras-chave que possam definir melhor sua marca. Depois de uma etapa de brainstorming (chuva de ideias), é necessário escolher algumas destas palavras que definem a identidade, personalidade, valores e crenças da sua marca.
Sabemos que criar relacionamentos é fundamental. Portanto, dê um nome real à persona e defina um estilo de personagem que represente sua marca.
Se a empresa fosse uma pessoa, como ela seria? Como ela se comunicaria?
Lembre que as palavras-chave que forem definidas devem ser verdadeiras em todas as ações de contato que sua marca terá com as pessoas.
Buscar a essência da marca
Encontre uma frase que definirá um pouco da personalidade, das qualidades ou o diferencial da sua marca.
De maneira geral, ela deve conter palavras que tragam os valores e os propósitos da empresa. A ideia é que, ao escutar estas palavras, o cliente lembre-se imediatamente da sua marca. Por exemplo:
Disney: Diversão, família e entretenimento;
Harley-Davidson: espírito de vida;
Starbucks: Premiar momentos diários.
Pode-se dizer que através da essência da marca é possível estabelecer o tom do diálogo que ela almeja ter com o seu público.
Definir a promessa da marca
Neste passo a empresa vai definir o que ela promete entregar para quem adquirir seus produtos e/ou serviços.
Esta promessa deverá ser simples, confiável e sempre cumprida;
O essencial aqui é pensar em algo que leve seu consumidor a dar preferência à sua marca, ao invés de procurar os concorrentes.
Propósito da marca
A missão de uma empresa irá definir seu propósito, norteando suas atitudes no mercado e mostrando qual benefício a empresa gera ao seu público-alvo.
Sendo assim, a empresa transforma sua imagem, mostrando que não está no mercado apenas para oferecer seus produtos e/ou serviços, mas sim para transformar de forma positiva a vida de seus consumidores.
Seu propósito bem definido engaja seus parceiros e colaboradores, pois sua marca passa a ser inspiradora, desafiadora, gerando comprometimento por ter como meta levar cada vez mais benefícios para o maior número de pessoas.
Uma dica que pode ajudar nesta construção é usar algumas perguntas: Por quê fazemos (o motivo)? O que nós fazemos? Como servimos? Lembre-se que essa é uma boa base para toda criação da persona de sua marca.
Como sabemos que você vai buscar definir seu conteúdo dentro dos quatro passos acima, daremos continuidade a este assunto num próximo artigo, que explicará melhor como dar à sua marca uma forma assertiva de comunicação com seu público-alvo!